postagem de 30 de Julho de 2020

#ExisteAjuda: a ferramenta do Twitter de combate à violência doméstica

#ExisteAjuda: a ferramenta do Twitter de combate à violência doméstica
Uma novidade necessária em tempos de isolamento social

O Twitter passou a disponibilizar no Brasil o recurso #ExisteAjuda, que tem como principal foco ajudar no combate à violência doméstica.

A ferramenta funciona da seguinte forma: sempre que alguém escreve, no campo de busca do Twitter, palavras ou até mesmo frases relacionadas a violência, o primeiro resultado da busca é uma notificação indicando que a pessoa pode procurar ajuda caso esteja passando por algum risco.

O aviso traz o link para o disque-denúncia (180), que é o serviço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), além de um link direcionando para a própria página do MDH, que tem mais informações sobre o tema.

Além disso, o recurso também pode ser utilizado pelas testemunhas, sejam pessoas que conhecem as vítimas ou presenciem um ato de violência contra mulher.

Aqui no Brasil, a ferramenta foi desenvolvida pela área de Política Públicas da empresa em parceria com a Twitter Woman, um grupo de funcionárias da rede social. Além disso, a iniciativa também contou com o apoio do MDH para fornecer as informações a respeito dos canais de denúncias e mais informações sobre o tema.

Ações de marcas para o combate à violência doméstica

Um dos dados mais recentes mostram que, no Brasil, a cada quatro minutos uma mulher sofre agressão de um homem.

Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de fazer o isolamento social, os números de denúncia de violência contra mulher aumentaram e, pensando nisso, além do Twitter, diversas marcas também se mostraram dispostas a apoiar essa causa!

Instituto Avon e o programa Você Não Está Sozinha
O programa Você Não Está Sozinha existe antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, e une mais de 11 instituições que ajudam a combater a violência contra mulher.

Porém, recentemente, eles anunciaram um robô para WhatsApp, que orienta as mulheres a realizarem denúncias de agressão.

De acordo com os dados fornecidos pela vítima, o robô pode sugerir que ela se dirija até o hospital ou uma delegacia. E nesses casos, a Uber, que também é uma parceira da nova ferramenta, fornece um cupom de desconto para fazer essa corrida.

A assistente virtual está disponível no número: (11) 94494-2415 e a vítima pode entrar em contato independente da localidade!

Isa.bot: mais uma robô para fornecer informações úteis!
Em uma ação do Think Olga e do Mapa do Acolhimento, com apoio do Google, Facebook e ONU Mulheres, foi criada a Isa.bot, uma robô que fornece informações e orientações sobre violência contra mulher.

Para falar com ela, basta acessar a página do projeto no Facebook e abrir uma conversa no Messenger.

E para os usuários do Android, é ainda mais fácil: basta dizer “Ok, Google! Falar com Robô Isa”, no Google Assistente ;).

Aplicativo do Magazine Luiza
Se tem uma marca que nunca errou, essa marca é o Magazine Luiza, não é mesmo?

E mais uma vez, ela mostra que está aqui para impactar na vida das pessoas com humanização e cuidado!

Como parte da campanha #EuMetoAColherSim, a empresa disponibilizou no seu aplicativo, a opção de “denuncie violência contra mulher”, no menu lateral.

Com a ferramenta, é possível ligar para o 180 de maneira discreta, sem levantar suspeitas e colocar a vítima em perigo dentro de casa.

Por aqui, nós adoramos ver quando as marcas se unem para fazer a diferença no mundo!

Afinal, como já falamos anteriormente, marcas unidas jamais serão vencidas <3.


Benetton Comunicação

Por: Gabriele Fernandez

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido desde que citado fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade