Recentemente tivemos o fim dos likes nas postagens do Instagram e nosso amigo Markinho, não contente, almeja também acabar com os likes em sua primeira rede social, o Facebook.
Apesar de ainda não terem sido liberados os resultados da experiência de Mark Zuckerberg no Instagram, pelo jeito a experiência atingiu os objetivos traçados.
O Facebook está estudando fazer o mesmo que foi feito no Instagram em sua timeline, para que os usuários da rede social não se sintam pressionados a curtir tudo por impulso e nem se sintam menos populares pelo fato de suas publicações não terem tantas curtidas quanto as de outras pessoas.
Um protótipo da proposta foi utilizado por uma usuária, que postou sua experiência no Twitter.
Apesar da companhia de Mark ainda não ter divulgado nenhum dado sobre o resultado do impacto que foi o sumiço das quantidades de curtidas nas fotos do Instagram, tudo indica que o plano de repetir a mesma ação em outra rede social é um sinal de que o experimento deu certo.
Um dos argumentos utilizados pela empresa, quando a notícia foi dada, era que o número de likes de uma publicação disponível apenas para o dono da conta era uma tentativa de diminuir a competitividade tão característica da plataforma.
No caso do Facebook, o número público e evidente de curtidas, além de afetarem o desejo da empresa de ser uma rede social familiar e saudável, teoricamente também diminui a avidez dos usuários em postar, a partir do momento que sua popularidade na plataforma cai, o que potencialmente aumenta o atual “êxodo” de usuários do site.