Descubra qual foi o valor cobrado por alguns dos logos mais famosos do mundo
A maior parte das pessoas que trabalham hoje na área de comunicação convivem com duas vidas: a de agência e a de freela.
Aquele freela basiquinho sempre vem acompanhado com a frase “me faz um logo aí”?
E com certeza foi essa a frase que grandes designers ao redor do mundo ouviram quando empresas e corporações de grande porte entraram em contato solicitando uma identidade para a marca.
Recentemente, o StockLogos, uma das maiores comunidades de designers gráficos do mundo, publicou uma lista com os valores que foram cobrados de grandes empresas para o desenvolvimento de seus logos.
Os valores divulgados são absurdos, alguns pelo valor incrivelmente baixo, enquanto outros, muito altos.
O logo original do Google, por exemplo, foi criado de graça em 1998, por um de seus fundadores, Sergey Brin.
Este primeiro logo foi feito no computador, com o G inicial em verde, mas no mesmo ano mudou para azul e, na mesma época, inspirado no Yahoo!, foi adicionado um ponto de exclamação.
Mas como sempre, mulheres salvando a história, Ruth Kedar, uma designer brasileira e amiga dos fundadores da empresa, desenvolveu o logo que se perpetuou por anos e, provavelmente, é uma das mais lembradas.
Me faz um logo aí!
O logo da Coca-Cola, originalmente criado em 1884, por Frank Mason Robinson, que por ser escriturário da empresa, custou o total de $0 ?.
Robinson sugeriu que os dois Cs ficariam bem juntos nos anúncios e decidiu experimentar a escrita spenceriana, caligrafia elaborada e característica daquela época.
Outro logo famoso que o site divulgou o valor foi o da Nike, criado em 1975 por Carolyn Davidson, que cobrou apenas $35.
Após alguns anos da criação do logo, a empresa cedeu 500 opções de ações para a designer, que hoje valem mais de $600 mil.
Apesar de anos terem passado e diversas modificações acontecido na marca e no logo, o conceito original criado na década de 70 foi conservado.
Em 1986, Steve Jobs ofereceu $100 mil ao designer Paul Rand para que criasse o logo da NeXT, empresa que Jobs criou logo após sair da Apple.
O
Twitter , que passou por mudanças recentes de logo, teve o seu primeiro criado em 2009, por Simon Oxley, pelo valor de $15.
O logotipo das Olimpíadas de Londres foi assinado em 2007 por Wolff Ollins, pela bagatela de $ 625 mil.
E o valor cobrado pela Arnell Group para o desenvolvimento da nova identidade da Pepsi em 2008 também foi divulgado: $1 milhão.
Agora chegamos em uma questão sempre importante de ser levantada: existe padrão de precificação do seu trabalho? O que levar em conta na hora de definir o valor a ser cobrado? A exposição? O porte da empresa? O que é caro ou barato demais? O que sabemos é que dar o valor real ao seu trabalho é essencial, valorizar cada momento de dedicação e de pesquisas, procurando oferecer sempre o melhor ao final.
Qual é a sua opinião sobre isso? Conta pra gente!
Benetton Comunicação
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