postagem de 29 de Maio de 2020

Loja ao vivo, coroa gigante e tour virtual: como as marcas se reinventaram na crise

Loja ao vivo, coroa gigante e tour virtual: como as marcas se reinventaram na crise
Essa é a dose de inspiração que estávamos precisando

A pandemia do novo coronavírus não precisa se resumir em más notícias. Por aqui, nós preferimos sempre uma boa dose de otimismo e inspiração para sairmos dessa cheios de novas ideias, soluções e uma transformação na forma como compramos ou até nos divertimos.

Pensando nisso, encontramos três marcas que utilizaram o melhor da criatividade e tecnologia para reinventarem seus negócios, seja na forma de atendimento ou de acolher as pessoas.

Marcas que se reinventaram na crise

Dengo Chocolates cria loja ao vivo
A primeira novidade fica por conta da Dengo Chocolates, que elevou as compras virtuais para outro patamar!

Com a sua nova loja ao vivo, a marca decidiu trocar os robôs, sites, carrinhos de compra e algoritmos por atendentes reais. Sim, de carne e osso mesmo. A ideia mostra que nem sempre as compras on-line precisam ser frias e impessoais.

Ao acessar o site da loja ao vivo, você encontra uma tela com um funcionário da loja do Shopping Eldorado e ele fica lá para atender os pedidos em tempo real.

O cliente pode interagir com o atendente através de um chat e uma câmera que mostra tudo o que o profissional está fazendo ou falando e por isso, existe também a possibilidade de que ele tire os produtos da prateleira para mostrar ao comprador ou também passe informações e explique sobre os produtos de uma maneira mais humana e pessoal, como aconteceria caso você visitasse a loja pessoalmente.

Apesar de ter sido lançado recentemente, o projeto vinha sendo desenvolvido há cerca de um ano. Então, quando a pandemia chegou forçando todo mundo a adotar o isolamento social, a ferramenta estava pronta para ser lançada"? nada como um timing perfeito, não é mesmo?

Burger King cria coroa para manter as pessoas distantes
Em alguns países, como é o caso da Alemanha, as lojas já começaram a reabrir, porém com algumas restrições, claro. Uma delas é a de manter 2 metros de distância das pessoas.

Então, o Burger King decidiu usar uma abordagem criativa para incentivar essa prática de distanciamento. Para isso, foram criadas as “coroas de distanciamento social” que são gigantes para não deixar as pessoas chegarem muito perto de quem estiver usando uma.


Essa é apenas uma das campanhas já lançadas pela marca de hambúrguer. Outra alternativa de distanciamento foi adotada na Itália.

Lá, a rede está vendendo um “Social Distancing Whopper”, que tem três vezes mais cebola crua que normalmente é encontrada no hambúrguer. O objetivo é causar um mau hálito que mantém as pessoas afastadas de quem comeu.

Nesse caso, acho que nós ficamos com a coroa gigante, certo?

Disney disponibiliza tour virtual pelos parques
Com o dólar na casa dos R$ 5 (ok, quase R$ 6), parece que ninguém irá visitar a Disney tão cedo. Além disso, as práticas de distanciamento social fizeram com que a empresa fechasse os parques em escala global pela primeira vez na história!

Então, para tirar um pouco desse vazio, a Disney decidiu disponibilizar vídeos no YouTube com passeios pelos universos mágicos da Frozen, Piratas do Caribe, Peter Pan, Indiana Jones, Alice no País das Maravilhas e Pequena Sereia.

Outra atração é a Space Mountain, uma montanha-russa fechada de aço, com temática intergaláctica e de alta velocidade que fica no parque temático Magic Kingdom.

E é interação que você quer @?

Então, além de tudo isso, nossa querida Walt Disney também possui um passeio de 360º por todos os parques. Eles estão disponíveis no Google Street View e você pode acessá-los clicando aqui.

Além dessas inspirações existem vários outras! Mercado Livre e Magazine Luiza são ótimos exemplos que já comentamos também.

Apesar de todos serem de grandes marcas, a inspiração vale para qualquer um! O importante é seguir em busca e se reinventar para adaptar o seu negócio a nossa nova realidade pós-pandemia. :)


Benetton Comunicação

Por: Gabriele Fernandez

Fotos/Créditos: Dengo Chocolates

O material poderá ser reproduzido desde que citado fonte.


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