A notícia viralizou rápido! A Socialbakers divulgou essa semana um levantamento que deixou toda a internet de boca - e dedos frenéticos! A não foi por menos! Pelo contrário, foi por muito! O foco foi ele mesmo: o engajamento. A análise ocorreu entre postagens diversas das cinquenta principais marcas globais e tudo foi analisado. O período foi entre o segundo trimestre do ano passado para esse ano e o crescimento acredite se quiser: foi três vezes maior - falando aqui comparando uma rede para a outra, claro.
Calma, também não é bem assim! Pode até ser? Pode! (Opa! Temos opinião aqui da redatora que vos fala, sorry!). Estamos falando de uma rede social que tem 15 anos e que cresceu! Um adolescente visionário, diríamos.
O Instagram é a rede social que foi adquirida lá em 2012 por US$ 715 milhões por ele mesmo, o “dono da @$% toda” Mark Zuckerberg, que tinha planos e passos bem traçados para sua rede, certo? Certo! Afinal, com a aquisição da rede social, o próprio Mark sabia aonde pretendia chegar e a aquisição não foi em vão. Afinal, 2019 veio para mostrar aí para o que essa sua aquisição serviu.
Mas e o engajamento do Facebook onde fica nisso tudo?
Respira! O Facebook não irá acabar - ao menos não assim, tão já. Mark Zuckerberg sofreu há alguns meses a respeito da violação dos dados dos usuários e isso ocasionou uma grande dor de cabeça "inclusive judicial" de seus seguidores, bem como migração para outras redes.
O crescimento de outras redes está aí e estamos acompanhando. E o engajamento do Facebook? Os posts patrocinados que geram mais interações são os de marcas de e-commerce, chegando a 17% de participação, os de varejo com 12%, os de moda com 8% e os serviços com 7% em média.
Vamos falar do Instagram!
No Instagram o destaque para as marcas são os patrocinados de moda, totalizando 27% das postagens da rede. O setor de beleza vem logo em seguida, com 15% de participação nessa fatia. Marcas de e-commerce estão ao lado com 13% de participação, depois moda e os demais segmentos.
E por falar em engajamento...
O formato mais compartilhado (essa dica fica aí para todos os profissionais!) mais compartilhado no Facebook foram as imagens, representando 69% de participação direta, logo em seguida os vídeos, com 16% e links, com 10%. Já no Instagram, as fotos (que é o foco da rede) representaram 73% do conteúdo, seguido do carrossel de fotos, com 12%. Assustou? Calma! Os carrosséis, apesar de menor participação, performam melhor organicamente melhor que os vídeos, ao menos é o que afirma a base de dados da Socialbakers.
E das redes, qual é a sua aposta? Já ouviu falar na TikTok? E você aposta no público seleto do Twitter? Qual é a sua opinião sobre o LinkedIn? E os podcasts? O futuro promete ser mais on ou off? É realmente para refletir. Por hora, senta aqui na mesa e vamos tomar uma?
Benetton Comunicação
Por: Juliana Alquete
Fotos/ Créditos: Divulgação
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