Pelo menos 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Isso representa quase 25% da população, segundo o último levantamento feito pelo instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mas, de acordo com uma matéria publicada pelo site da revista GALILEU, um relatório indica que 99% dos sites que estão ativos no Brasil não são acessíveis para pessoas com deficiência.
Ainda, segundo a matéria da GALILEU, o Brasil possui atualmente mais de 24 milhões de portais registrados. No entanto, apenas 14 milhões são ativos e, de todos eles, apenas 0,61% passaram em testes de acessibilidade, e 99,39% tiveram pelo menos uma falha que dificulta a navegação de pessoas com dificuldade.
A pesquisa também avaliou sites governamentais e o resultado foi igualmente negativo, sendo que apenas 0,34% dos domínios que possuem “.gov.br” foram aprovados.
Isso evidencia que, 99,66% dos portais de instituições governamentais não são acessíveis para todas as pessoas, o que dificulta o exercício da cidadania por uma parcela da população.
A exclusão digital é uma realidade que precisa ser transformada.
Essa demanda já existia, mas a pandemia potencializou a transformação digital e a necessidade de inclusão na web.
A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADI), para estimular a acessibilidade na web criou o Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade, como forma de conscientizar desenvolvedores sobre esta pauta, e homenagear pessoas/empresas e ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web.
A competição conta com três categorias principais e três subcategorias que abrangem diversas ações sobre acessibilidade.
A participação é muito gratificante, e não apenas pelo prêmio, mas pelo reconhecimento público de um trabalho em prol da sociedade.
Conheça os sites que foram vencedores da competição na edição de 2016:
Categoria Projetos Web – Prêmio MAQ de Acessibilidade na Web:
Categoria Projetos Web – Governamental:
1º Lugar: Portal Dataprev
2º Lugar: Site do Núcleo Acessibilidade e Usabilidade da Unirio
3º Lugar: Portal de serviços de Vitória
Categoria Projetos Web – Sociedade
1º Lugar: Portal Unimed Fortaleza
2º Lugar: Website Luiza Caspary
3º Lugar: A1br.org – o primeiro portal de notícias acessível do Brasil
Categoria Aplicativos / Tecnologia Assistiva
1º Lugar: Suíte VLibras
2º Lugar: AsesWeb
3º Lugar: F123 Access
Essa iniciativa conta com o apoio de órgãos governamentais e estimula a discussão sobre a questão da acessibilidade digital.
Agora que você compreende a necessidade da inclusão digital e como esse papel é fundamental para contribuir por um mundo melhor e tornar a web um ambiente inclusivo, está na hora de transformar o site da sua empresa em um domínio acessível, que atenda todas as pessoas, independente das suas necessidades, sejam elas permanentes ou situacionais.
Por isso preparamos algumas dicas básicas para você deixar seu site acessível, conheça elas:
· Use um tema pronto para acessibilidade.
· Descreva as fotos nas legendas.
· Dê opção para alterar o tamanho das fontes.
· Utilize áudio descrição.
· Use ícones universais.
· Aposte em vídeos, de preferência com apresentação em libras também.
Seguindo essas dicas você consegue abranger um público ainda maior com o site da sua empresa, além disso, você pode dar uma olhada nos exemplos de sites acessíveis que exibimos neste artigo, e pegar alguns exemplos.
O que vale é a intenção de produzir conteúdo para todas as pessoas, que seja de fácil assimilação e compreensão.
Estamos vivendo um processo de transformação digital muito veloz e, para acompanhar as demandas que estão surgindo, precisamos aprender, nos atualizar e transformar.
Agora que você finalizou a leitura deste artigo e já aprendeu e se atualizou, dê o terceiro passo, transforme o seu site!
Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá!
Leia também:
- Acessibilidade digital: o que é?
- Por que a acessibilidade digital é um ato de empatia?
- O surgimento da acessibilidade digital
- Acessibilidade digital é para quem?
- Acessibilidade é só para o digital?
- Por que a comunicação da sua marca deve ser acessível?
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.