postagem de 10 de Dezembro de 2021

Qual é o trabalho da área de performance da Benetton e como ela contribui para o resultado dos clientes?

Qual é o trabalho da área de performance da Benetton e como ela contribui para o resultado dos clientes?
Não adianta ter um site bonito se ele não converte e é para resolver esse problema que o time de performance trabalha

Ter um site bonito visualmente é importante, se ele for bonito e funcional, melhor ainda. Agora imagine ter tudo isso e ainda gerar retorno financeiro, é o mundo ideal! Esse é o objetivo do Time Laranja e para atingi-lo não medimos esforços.

Vamos te contar como é feito o trabalho da área de performance, sobre as ferramentas usadas e todas as análises feitas desde o início do trabalho com o cliente, para fazer do site um imã de vendas.

Como tudo começa

Todo relacionamento começa na base da confiança e na Benetton não é diferente. Nosso trabalho se inicia com o estabelecimento de confiança entre a agência e o cliente.

Quando começamos a trabalhar, a conversa segue como se fosse em um relacionamento pessoal, quando conhecemos alguém com quem vamos nos relacionar por um tempo (e por aqui gostamos de parcerias duradouras), geralmente começamos com as apresentações, deixando claro o que cada parte espera da outra, mostrando os pontos fortes e as vulnerabilidades.

Isso no dia a dia do Time Laranja acontece quando clientes chegam com um problema em comum: “Eu tenho um site e ele não vende”. Neste primeiro momento fazemos uma reunião entre o cliente e os times de performance e de planejamento estratégico para fazer um levantamento detalhado de ‘quem é’ essa empresa:


  • O que ela faz

  • Para quem

  • Quais dores ela ajuda a solucionar

  • Como ela faz o que faz

  • O seu propósito, ou seja, por que faz o que faz

São informações valiosas que vão ajudar na construção do perfil da empresa, por meio desse perfil, conseguimos definir a rota da trajetória do ponto A “eu não estou vendendo”, para o ponto B “atingir a meta de vendas para o período”.

É a partir daí que conseguimos entender quais canais usar para falar com o público do cliente e qual mensagem será transmitida.

Aqui no Blog há um artigo inteiro sobre persona que também vale muito a leitura.

Como funciona?

Para um resultado rápido o nosso time de performance busca entender qual a melhor estratégia custo-benefício a ser adotada, podendo seguir com uma abordagem de ads para gerar tráfego, por exemplo, ou seja, trazer pessoas para ver o que o cliente vende.

O anúncio (ads) é feito com base em estudos de palavras-chave que nos indicariam quais as mais clicadas e que funcionam melhor para vender.

Estudo de palavra-chave, aliás, é um fator super importante que merece um artigo só para ele, neste momento, para resumir em linhas gerais, é possível dizer que nosso time trabalha com algumas ferramentas que ajudam a encontrar as melhores palavras, answer the public e google trends estão entre elas.

E o trabalho não para por aí

A partir desse momento, a trajetória em direção ao objetivo está, no mínimo, na metade.

O time de performance analisa os resultados a fim de saber quantas pessoas visitaram a página e converteram, fazendo ainda outras análises de resultados de acordo com vários fatores, como por exemplo, qual a origem desses consumidores (por qual meio digital chegaram até o site), de onde eles são (de que localização geográfica), quais seus perfis (homens, mulheres, idades, etc) são vários os dados que ajudam na análise.

A partir dessas respostas outras ações serão propostas pela agência para o cliente. Se o resultado ainda não gerou conversões suficientes, o próximo passo pode ser mudar o site, mudar a apresentação desta empresa no digital.

Hora de outras áreas entrarem em ação, a de experiência do usuário ou UX, especialistas de arquitetura da informação também são acionados, além de outras áreas que chegam para o projeto como a de criação e de produção de conteúdo.

Deste trabalho conjunto surge uma proposta de um site novo, que ao ser colocado na rede também será acompanhado pelas análises, gerando novos dados a serem implementados.

Todas estas análises dão origem a relatórios compartilhados todo mês com o cliente e assim, todas as decisões são acompanhadas lado a lado, tendo sempre em vista alcançar os objetivos e ir além deles.

Assim o relacionamento vai ficando mais forte e com bons resultados e transparência, provando mais uma vez que a Benetton é uma ótima parceira, já são 2 décadas de trabalho melhorando o resultado dos clientes no meio digital.

Para entender mais e ver em qual momento sua empresa está e o que pode funcionar melhor, fale com a gente.

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Benetton Comunicação

Por: Ludmila Prado, com colaboração de Alexandre Mutti

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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