Preocupada com o peso ou com os ingredientes de cada alimento?
A empreendedora Isabel Hoffman e o professor de matemática Stephen Watson realizaram uma grandiosa invenção, que a princípio era para descobrir se os alimentos possuíam ou não glúten, já que a filha da empreendedora têm intolerância ao alimento. O projeto demonstrou ser eficaz, moderno e revolucionário.
O TellSpec.é um aparelho scanner que analisa os resultados dos alimentos, mesmo se estiver em embalagem de plástico e vidro, usa um algoritmo e envia um relatório rapidamente para o smartphone da pessoa, explicando que alérgenos, substâncias químicas, nutrientes, calorias e ingredientes contem no produto. Simples assim.
Quando o feixe de laser de baixa potência "scanneia" a comida, alguns dos fótons são absorvidos, elevando os estados de energia das moléculas no alimento. Fótons de energia mais baixos são, então, refletidos de volta. O espectrômetro dentro do TellSpec scanneia esses vários tipos de fótons e os contabiliza. Os números resultantes, denominado espectro, descrevem os compostos químicos e o resultado vai além dos rótulos do produto, pois tem uma explicação detalhada para cada ingrediente detectado.
A novidade deve chegar ao mercado em cerca de 2 anos, a um valor inicial aproximado de 150 dólares. Mas a de se concordar que a ideia é brilhante. Confira o vídeo explicativo:
[video]