Com um projeto inovador a startup alemã, WaterFoundation, criou um aparelho interessante para melhorar o abastecimento de água em regiões semiáridas, e basicamente, transforma a neblina em água: o CloudFisher
A ideia surgiu de pesquisas que levam o nome de “fog harvesting”, e aborda a questão de que a neblina condensada pode ser “colhida” quando se transforma em orvalho, seguindo essa linha, um aparelho poderia recolher essa água antes dela se tornar orvalho.
O coletor tem formato que lembra um muro e não precisa de energia para funcionar, o que mantém sua instalação mais simples. Ele fica de pé, em contato direto com o ambiente, preparado para aguentar ventos de até 120 km/h! Após a captação, a neblina se condensa e vai para os canos de consumo ou irrigação.
Apesar de ser potável, essa água recolhida precisa ser misturada com a água “comum” para obter todos os minerais necessários, já que é extraída antes de passar por uma “melhora”.
A CloudFisher já começou a instalar os primeiros “muros” no Marrocos. A meta é que 31 CloudFisher sejam instalados nas regiões semiáridas, em uma área de 1.700 metros quadrados. Em média, 22 litros recolhidos por dia, o que daria para colaborar com 13 comunidades da região. :)
Projetos assim servem para nos motivar sempre, afinal, são pensados para facilitar a vida de outros e, claro, nos inspirar!