Imagine a seguinte cena: você pega o celular, olha o WhatsApp, responde algumas mensagens, ignora outras. Abre o Instagram, dá uma olhada nos stories, confere o feed rapidinho… e depois é claro, você abre o TikTok, assiste um vídeo, dá risada, distribui likes, compartilha algo engraçado com os amigos e, de repente, já se passaram horas desde que você abriu o app!
Esse é o TikTok, que ganhou fama e virou hábito de consumo entre milhares de usuários durante a pandemia.E o que faz esse app ser tão viciante? É isso que vamos tentar explicar agora.
Boa leitura!
O TikTok continua sendo a rede social mais baixada no mundo, segundo divulgou a plataforma Store Intelligence, da Sensor Tower em abril de 2021.
Com mais de 59 milhões de instalações, a rede social segue liderando o número de downloads, mas vale lembrar que o “boom” do app foi registrado há um ano, quando o TikTok registrou cerca de 107 milhões de downloads em 2020.
Os países com o maior número de instalações em abril foram o Brasil, com 13%, seguido pela China, com 12%.
Mas afinal, o que é o TikTok?
Com rolagem infinita, design típico de redes sociais e repleto de vídeos curtos com até 1 minuto de duração, em poucas palavras isso é o TikTok. O app foi lançado pela ByteDance na China em setembro de 2016. Mas por lá, ele é conhecido como Douyin.
O TikTok em sua versão como conhecemos foi lançado no mercado internacional em setembro de 2017 e anos depois já registrava números absurdos, como os citados anteriormente.
O app chegou ao Brasil em agosto de 2018, mas foi só em 2020 que a rede social caiu nas graças do público brasileiro, conquistando o favoritismo dos usuários.
Atualmente ele está disponível em 150 mercados e em 75 idiomas.
Desde o seu lançamento, a popularidade do TikTok tem crescido absurdamente, e alguns dos principais motivos por trás da popularidade do aplicativo TikTok são:
Apoio de celebridades
O interesse e a parceria de celebridades do mundo todo pela rede social tem sido uma estratégia importante na expansão geográfica do TikTok. Desde seu lançamento internacional, o app usa celebridades e influenciadores para movimentar a plataforma com geração de conteúdo que viraliza.
Conteúdo localizado
O TikTok usa hashtags de tendências locais - as famosas trends -, para sugerir tópicos para criação de conteúdo. Isso ajuda o aplicativo a capitalizar as tendências locais e a gerar conteúdo viral para a plataforma. O app também envia recomendações personalizadas para cada um de seus usuários.
Fácil criação, compartilhamento e visualização de conteúdo
No TikTok tudo o que os usuários precisam fazer é gravar suas rotinas e publicá-las instantaneamente em seu feed no app. Devido ao formato curto, nem a criação de vídeo nem o processo de exibição levam muito tempo, com vídeos de até 1 minuto de duração, disponíveis logo que o usuário abre o app e começa a deslizar a tela na vertical.
Empresas como a Nestlé e a Natura já anunciaram que usam o app TikTok como uma das fases de seus processos seletivos. As empresas usam o aplicativo para passar testes com objetivo de conhecer um pouco mais do candidato, suas habilidades e familiaridades com redes sociais, além de avaliarem a criatividade do profissional.
Muitas empresas estão migrando para o TikTok para posicionar, ou até mesmo reposicionar a imagem da sua marca no mercado, principalmente, para estreitar o relacionamento com os clientes da Geração Z - o público mais jovem nascido a partir de 2000.
Mas atenção! Antes de criar um perfil no TikTok e sair esbanjando criatividade em vídeos curtos, é preciso entender se de fato o público jovem é o seu público.
O TikTok for Business é a plataforma de marketing digital do TikTok. A ferramenta, disponível na web, permite divulgar negócios por meio da criação e exibição de diferentes tipos de anúncios no app.
Com o TikTok Ads é possível administrar campanhas de marketing, além de definir o público-alvo por demografia, gênero, idade e interesses, além do sistema operacional e preço do smartphone do usuário.
Além disso, o app disponibiliza recursos como, um centro de aprendizagem empresarial, parceiros de marketing, centro de pequenos negócios, centro criativo entre outros. Com essas ferramentas é possível criar vídeos que vão oferecer um melhor desempenho na rede.
O TikTok Ads Manager também permite gerar relatórios personalizados ou pré-definidos para analisar o desempenho dos anúncios na plataforma. O serviço requer um orçamento diário de pelo menos US$50 (cerca de R$263,66 em conversão direta) para criar campanhas publicitárias.
Fonte: TechTudo
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Benetton Comunicação
Por: Jacqueline Fernandes
Fotos/ Créditos: Getty Images
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