Ter um site é importante, mas mais do que isso é preciso fazer com que ele seja notado e visto. Uma das formas para que isso aconteça, é investir em conteúdos relevantes. Esse é um grande desafio para os redatores que, além de trazer informação, também precisam garantir um bom ranqueamento e fidelizar o público.
Comece pensando por você. Quantas vezes já buscou por algo e, ao não encontrar logo de cara, foi até a segunda página do Google? É mais fácil mudar a pergunta para encontrar uma resposta, do que dar mais um clique para o segundo “O” na infinidade do “Goooooooooooooooogle”... O comportamento do usuário explica o motivo pela qual os primeiros resultados de buscas orgânicas são os mais disputados. Já os dados mostram que eles são os responsáveis por gerar o maior volume de tráfego para os sites.
Os cinco primeiros resultados da primeira página do buscador favorito do mundo recebem mais de 70% dos cliques. Enquanto isso, os links pagos recebem bem menos exatamente pelo fato de serem classificados como “anúncios”. É por isso que as empresas têm investido toda sua energia em SEO.
Mas e agora? Como chegar no pódio?
Utilizar estratégias de SEO é algo comum no dia a dia de produtores de conteúdo e o cuidado também. Uma das maiores preocupações é não tornar as produções mecânicas, apenas para atrair robôs e garantir um bom ranqueamento. O usuário quer uma leitura fluida e prazerosa. Não adianta nada estar entre os primeiros resultados de pesquisa se o leitor não chegar até o fim da publicação.
Inclusive, nos últimos dois anos, os algoritmos do Google vêm privilegiando bom conteúdo e mostram que o segredo, na verdade, é trazer muita informação com uma pitada de SEO. Por isso, Produtores de Conteúdo, não se prendam!
Quando o assunto for ranqueamento, a questão: 500 palavras, 1500 ou até 2000, não é tão importante. O que vale mesmo para saber se seu texto será bem ranqueado é a qualidade da informação que aparece nele. (Sai fora fake news!).
Aliás, use o máximo de fonte de informação que puder! Busque em sites, livros e artigos. Aí vai uma dica valiosa do mundo do jornalismo: seus textos devem ter no mínimo três fontes. Essa técnica (utilizada bem antes da internet) garante a pluralidade de informações.
Agora, aproveite para unir informação de qualidade com tecnologia e utilize links! Os links devem ser posicionados de forma inteligente para enriquecer o conhecimento dos leitores. Ao usar essa técnica você ajuda a ranquear melhor seu site, tudo isso porquê o Google também tem amigos jornalistas e acaba entendendo que você está ajudando os leitores a obterem mais informações de diferentes lugares (pluralidade, viu?).
Outra dica é que os links não precisam, necessariamente, direcionar o leitor para um conteúdo apenas no seu site. Eles também podem direcionar a leitura para fontes externas, como uma pesquisa internacional! É credibilidade que chama.