postagem de 22 de Janeiro de 2020

Como deixar um site bem ranqueado no Google

Como deixar um site bem ranqueado no Google
Bons conteúdos somados a ferramentas de SEO geram cliques e resultados

Ter um site é importante, mas mais do que isso é preciso fazer com que ele seja notado e visto. Uma das formas para que isso aconteça, é investir em conteúdos relevantes. Esse é um grande desafio para os redatores que, além de trazer informação, também precisam garantir um bom ranqueamento e fidelizar o público.

Comece pensando por você. Quantas vezes já buscou por algo e, ao não encontrar logo de cara, foi até a segunda página do Google? É mais fácil mudar a pergunta para encontrar uma resposta, do que dar mais um clique para o segundo “O” na infinidade do “Goooooooooooooooogle”... O comportamento do usuário explica o motivo pela qual os primeiros resultados de buscas orgânicas são os mais disputados. Já os dados mostram que eles são os responsáveis por gerar o maior volume de tráfego para os sites.

Os cinco primeiros resultados da primeira página do buscador favorito do mundo recebem mais de 70% dos cliques. Enquanto isso, os links pagos recebem bem menos exatamente pelo fato de serem classificados como “anúncios”. É por isso que as empresas têm investido toda sua energia em SEO.

Mas e agora? Como chegar no pódio?

Google: a combinação perfeita entre conteúdo, SEO e backlinks


Utilizar estratégias de SEO é algo comum no dia a dia de produtores de conteúdo e o cuidado também. Uma das maiores preocupações é não tornar as produções mecânicas, apenas para atrair robôs e garantir um bom ranqueamento. O usuário quer uma leitura fluida e prazerosa. Não adianta nada estar entre os primeiros resultados de pesquisa se o leitor não chegar até o fim da publicação.

Inclusive, nos últimos dois anos, os algoritmos do Google vêm privilegiando bom conteúdo e mostram que o segredo, na verdade, é trazer muita informação com uma pitada de SEO. Por isso, Produtores de Conteúdo, não se prendam!

Quando o assunto for ranqueamento, a questão: 500 palavras, 1500 ou até 2000, não é tão importante. O que vale mesmo para saber se seu texto será bem ranqueado é a qualidade da informação que aparece nele. (Sai fora fake news!).

Aliás, use o máximo de fonte de informação que puder! Busque em sites, livros e artigos. Aí vai uma dica valiosa do mundo do jornalismo: seus textos devem ter no mínimo três fontes. Essa técnica (utilizada bem antes da internet) garante a pluralidade de informações.

Agora, aproveite para unir informação de qualidade com tecnologia e utilize links! Os links devem ser posicionados de forma inteligente para enriquecer o conhecimento dos leitores. Ao usar essa técnica você ajuda a ranquear melhor seu site, tudo isso porquê o Google também tem amigos jornalistas e acaba entendendo que você está ajudando os leitores a obterem mais informações de diferentes lugares (pluralidade, viu?).

Outra dica é que os links não precisam, necessariamente, direcionar o leitor para um conteúdo apenas no seu site. Eles também podem direcionar a leitura para fontes externas, como uma pesquisa internacional! É credibilidade que chama.

Já deu para entender que diversidade é a palavra, não é mesmo? E por isso, ela também deve estar presente nos temas. O Google tem uma técnica para saber se um conteúdo é duplicado é comparar blocos de informação e ver se são semelhantes por inteiro ou parcialmente. A penalidade para isso é a escolha e o Google ranquea apenas um dos conteúdos.

Dica extra: Newsletter fideliza o público e valoriza seu site


Depois de criar tanto conteúdo incrível, que tal espalhá-lo ainda mais? Criar uma newsletter é uma forma clássica e eficiente de distribuição de conteúdo, mas precisa de muita atenção em dois pontos críticos: conteúdo e disparo.

Primeiramente o assunto precisa ser objetivo! Ótimas newsletters começam com ótimos assuntos. O segundo ponto é o call to action, ou seja, é aquilo que você deseja que o leitor faça. Em newsletters, quase 100% desses call to action são links ou botões no estilo “saiba mais”, “leia mais” ou “assista agora”. É dessa forma que o leitor visita seu site, se inscreve num evento ou baixa um e-book.

Já para os disparos: atenção para o mailing! A base de cadastros precisa estar atualizada e organizada. Depois disso é só escolher uma ferramenta de disparo.

Não há uma regra sobre a periodicidade, algumas empresas fazem disparos mensais, semanais ou diários. Mas o importante é definir uma periodicidade. Só assim o usuário sabe que deverá esperar pelos melhores conteúdos, de X em X tempo e ficará ansioso para recebê-lo.

Aqui na Benetton amamos um textão, por isso venha tomar um café conosco e conversar sobre links, conteúdos poderosos e SEO. ;)


Benetton Comunicação

Por: Gabriele Fernandez

Fotos/ Créditos: Divulgação

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