Crise. Substantivo feminino, que significa “o momento que define a evolução de uma doença para melhor ou pior; distúrbio”.
Só de lermos a palavra crise, nosso primeiro pensamento é de que seja algo negativo, não é mesmo? Mas você sabia que não precisa ser assim?
O momento de uma crise também pode ser uma ótima oportunidade de evoluir - para melhor.
Neste artigo, vamos abordar um tema que vem gerando muita curiosidade entre marcas e empresas: como gerar leads em tempos de crise?
Acompanhe nossas dicas e boa leitura!
Como gerar leads em tempos de crise?
A primeira regra é: não entre em crise!
Você precisa sim pensar em crise, mas não entrar em crise. Mantenha a mente aberta, afinal, o “fantasma da crise” está presente na nossa economia desde alguns anos atrás.
Portanto, esta realidade não é uma novidade, mas ela tem cadeira cativa na mesa de qualquer reunião entre equipe comercial, de marketing ou de gestores do nosso país.
E um dos maiores desafios em tempos de crises é definir uma estratégia para conseguir sobreviver a ela.
Neste momento surgem várias dúvidas: devo cortar gastos? Diminuir o número de funcionários? Cortar valores de investimento em comunicação e marketing? Comprar matéria-prima de primeira? Desistir de vez e fechar as portas?
Nem sempre temos as respostas para todas essas perguntas, mas uma coisa é certa, em tempos de crise, quem tem criatividade e boa visão estratégica do seu negócio sai na frente e se destaca.
Alguns dos setores que mais influenciam nos resultados anti-crise da empresa são o marketing e a publicidade.
Cortar gastos com esses setores pode ser uma das piores estratégias a se fazer, uma vez que os novos consumidores estão em busca de reduzir seus gastos também, e quando decidem pela compra eles buscam informações, conteúdos e propagandas que os informem e convençam de que aquele é o melhor produto e/ou negócio para o seu bolso.
Então se a busca para sair de uma crise é buscar aumentar as vendas, qual o sentido de cortar gastos com aquilo que vai ajudar sua empresa a aumentar a visibilidade, prospectar leads e novos clientes?
Em razão do momento atual que estamos vivendo, separamos algumas formas de gerar leads para que sua empresa melhore a captação de leads durante uma crise, acompanhe!
Precisou de uma pandemia, para que de uma vez por todas, os empreendedores entendessem que é no meio digital que a maioria dos negócios precisa estar atuando.
Com o fechamento da maioria dos estabelecimentos e o isolamento social, muitos se perguntaram: como vou gerar leads durante a crise?
A captação de leads nada mais é que atrair as pessoas certas e interessadas no seu negócio. Agora o jeito mais eficaz é otimizar o funil de vendas da empresa, por isso, é tão importante investir em uma equipe comercial e de marketing eficientes.
Controlar os leads de forma manual é um tanto quanto trabalhoso, por isso existem softwares que conseguem separar aquelas pessoas ou empresas que possuem uma maior chance de gerar receita ao seu negócio, daquelas que não estão interessadas nele.
Na Benetton, nós utilizamos o RD Station, que é um software que conseguem trabalhar focada na triagem dos leads, coletando informações importantes para a equipe comercial e de vendas da sua empresa.
Automatizar o processo de captação de leads reduz os custos da empresa, na medida que não será mais necessário um número tão alto de pessoas no pré-vendas.
Uma das melhores formas de captar leads em tempos de crise é mostrar a realidade que a sua empresa está passando. Mostre que você também está sentindo a crise e passando por dificuldades.
Para o consumidor é reconfortante saber que você entende a situação dele, e melhor, se solidariza com isso.
O consumidor também está com sua capacidade financeira reduzida durante a crise, então aproveite e contribua gerando conteúdo de valor na sua área de atuação.
Essa estratégia de inbound marketing é muito efetiva, e tem como objetivo atrair leads qualificados através de um conteúdo relevante para eles.
Muitas empresas encaram a crise como um momento para cortar verbas, com uma visão errada de que fazendo isso elas estão mais protegidas dentro de um “casulo”.
É importante em momentos assim ser notado, pois a maioria dos concorrentes estão no casulo, além disso, você precisa pensar estrategicamente para poder fazer uma coerente divisão de verbas dentro da empresa, e não cortá-las totalmente.
Assim, temos o Marketing, o setor de Vendas, Produção, Estoque e Financeiro, que precisam estar em harmonia nas divisões de recursos, pois, o desequilíbrio pode levar a piorar a crise.
Sendo assim, o Marketing precisa direcionar seus esforços para resultados de curto prazo, para suprir as necessidades imediatas da empresa, trabalhando a captação de leads, que devem ser bem nutridos dentro do processo do funil de vendas.
Já o departamento Comercial precisa ter uma atitude diferente além de ser somente um vendedor. É importante ter a postura de consultor, para aconselhar, ganhar a confiança do consumidor e levá-lo a decisão de compra.
Pesquisar sobre o lead em mídias sociais, também pode enriquecer o conteúdo da conversa e criar gatilhos emocionais, que geram mais proximidade com o cliente.
Nós podemos garantir que esse é o maior desafio da equipe comercial, acostumada aos formatos convencionais de venda, empurrados pelas metas e objetivos, poucas vezes quebram paradigmas para utilizar outros formatos.
RESUMINDO:
Em tempos de crise, é preciso investir de forma equilibrada, não desconsiderando verbas de marketing, pois o cliente também está no meio da crise e vai optar por quem estiver em evidência.
Treinar a equipe comercial para buscar novos formatos. Mostrar a eles que o cliente não é mais um número em sua estatística. É um ser individual, com anseios de desejos, com comportamento ímpar que pode e precisa ser explorado.
É como uma receita de bolo, os ingredientes precisam ser misturados em harmonia. Ou o bolo não cresce!
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Benetton Comunicação
Por: Jacqueline Fernandes
Fotos/ Créditos: Divulgação
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