Utilizar técnicas de SEO nos conteúdos é uma tática que os produtores de conteúdo vencem dia após dia. Uma das estratégias de Marketing Digital envolve fazer um monitoramento sobre os interesses e assuntos do momento.
Para facilitar esse trabalho, existem algumas ferramentas. Uma delas é o Google Trends, criada pelo próprio site para acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave.
E qual o sentido dessas informações? Bom, se você trabalha com Marketing Digital é uma ferramenta que pode ajudar no seu negócio. Olha só como:
Para ter ideias de conteúdo: a ferramenta mostra os termos mais pesquisados, o que pode render boas ideias para novos conteúdos.
Para encontrar tendências: outra vantagem do Google Trends é a possibilidade de analisar picos de interesse sobre um determinado assunto e então se antecipar para planejar aquela campanha.
Para comparar termos: as estatísticas te ajudam a escolher qual o melhor sinônimo a usar na hora de construir conteúdo. Dessa forma é possível aumentar as chances de conseguir mais tráfego e rankeamento.
Confira o que você precisa fazer para utilizar a ferramenta e quais são os principais recursos.
Logo na página inicial, no canto superior esquerdo, existe o Menu Principal do Google Trends. Lá é possível navegar pelas principais tendências do momento, por exemplo, ou então ver os termos mais buscados nos últimos anos.
Também no corpo da página principal, o site apresenta as notícias e estatísticas mais recentes sobre o que está em alta na internet.
Por último, o campo mais interessante do site é o de pesquisa. Lá você pode buscar por uma determinada palavra-chave e é aí que a mágica começa.
Depois de pesquisar já é possível acessar uma das principais funcionalidades da ferramenta: a comparação de termos. É aí que você vê qual dos sinônimos são mais pesquisados e qual o melhor a se usar na hora de construir um texto.
Logo abaixo também é possível aplicar filtros como: localização, tempo e tipo de pesquisa (pesquisa por web, imagens, vídeos).
Ao rolar a página, a ferramenta fornece informações sobre a relevância do assunto. Qual o interesse ao longo do tempo e os períodos em que mais se pesquisam esses assuntos.
O Google Trends também fornece um campo de interesses por região, que mostra em qual lugar do Brasil (e até do mundo) aquele assunto é mais pesquisado.
Outros dois campos interessantes são: o campo de assuntos e consultas relacionadas. Nesses dois blocos é possível fazer o download dos dados.
Adquirir dados do Google Trends é fácil, mas aplicar essas informações de maneira efetiva não é tão simples assim. Então, aqui vai um exemplo prático:
Vamos supor que você tenha uma loja de roupa e decida investir em conteúdos online para divulgar a marca. Ao pesquisar a palavra “look” que remete a “look do dia” e ideias de como se vestir, vemos alguns picos de pesquisa no meio e no final do ano.
A partir daí já temos um primeiro direcionamento. Nessas épocas temos dois acontecimentos que podem influenciar na busca por roupas: o inverno e festas juninas (entre junho e julho), natal e réveillon (no final do ano).
Com isso, já é possível por exemplo, poupar uma parte do orçamento de Google Ads nesse período e extrair o máximo desse aumento de interesse, investindo em técnicas de SEO para um posicionamento orgânico.
Já no campo de consultas relacionadas temos alguns termos interessantes como “onça pintada”, “look verão 2020” e “pochete”. A partir dessas informações é possível investir em:
- Um post sobre tendências de animal print e como usá-la;
- Um vídeo com ideias de look para o verão;
- Investir na venda de pochetes, patrocinando os itens no Facebook e Instagram;
Esses são alguns exemplos de como investir em um conteúdo estratégico. Mais do que uma guia para um investimento certo, Google Trends também é ideia de pauta, criatividade e solução.
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Benetton Comunicação
Por: Gabriele Fernandez
Fotos/ Créditos: Divulgação
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