Já parou para pensar que toda empresa tem muita história para contar? E que essas histórias são importantes para que os clientes conheçam sua trajetória, além de existir a possibilidade de serem divulgadas em seus próprios canais?
E é disso que se trata o jornalismo de marca: para contar histórias sobre a empresa e conectar a marca com o público.
O jornalismo de marca é uma modalidade que relaciona a filosofia da organização com os produtos e serviços oferecidos por ela. O objetivo é transmitir para o público o que a empresa representa, quais são seus ideais, combinando essas publicações com os interesses do público, para mantê-los ativos e familiarizados com a marca.
Além disso, o jornalismo de marca pode ser direcionado para os diferentes públicos que uma organização pretende alcançar, seja ele interno ou externo.
Se você quer entender melhor essa estratégia, vem com a gente, leia o nosso artigo completo!
Enquanto o marketing de conteúdo é uma estratégia focada na prospecção de leads e inserção do inbound marketing, visando impulsionar as vendas de uma empresa, o jornalismo de marca busca educar o público sobre a organização e reforçar a cultura empresarial.
O marketing de conteúdo tem uma finalidade clara: atrair clientes. Já o jornalismo de marca combina tendências, dados e informações, de forma emocional e interativa para criar um relacionamento com o público, para aproximá-los da empresa, com foco em fortalecer o relacionamento entre os dois lados, e sempre transmitir informações relevantes.
Se tem uma coisa que os jornalistas gostam de fazer é contar histórias. Esses profissionais estão sempre em busca de respostas e extraem o máximo de suas fontes!
Sendo assim, fazer jornalismo de marca não é difícil para eles, mas alguns pontos devem ser considerados na hora de escrever:
Pesquise muito sobre o tema que irá escrever: assim como em uma matéria para jornal, o jornalista de uma organização precisa pesquisar sobre a empresa, conversar com os funcionários, entender sobre as demandas, os interesses do público e escrever um conteúdo que tenha um bom embasamento e fatos verídicos.
Analise a relevância do tema: em uma redação, por exemplo, os jornalistas devem sempre pensar em qual matéria é mais importante para escrever naquele momento, as chamadas “pautas frias” podem ser faladas a longo prazo, e os “furos de reportagem” precisam ser imediatos. Em uma empresa, também é preciso considerar o que é mais pertinente escrever naquele momento, é sempre bom fazer uma lista de prioridades.
Entenda o seu público: como o intuito do jornalismo de marca é aproximar o público e a marca, é importante pensar em quem irá ler aquele conteúdo e refletir se será algo interessante, que irá fazer a diferença para o leitor.
Escolha o formato: pense onde irá divulgar o conteúdo e adapte sua linguagem e ideias de acordo com o formato que será reproduzido. Por exemplo, se o conteúdo for para um mural da empresa com foco no público interno, você pode fazer algo mais breve e com título chamativo, para atrair quem passar pelos corredores. Mas se for um texto para o blog da empresa, com foco no público externo, você pode se aprofundar melhor no assunto.
O jornalismo de marca é a ferramenta que vai contar as histórias da sua empresa para o público, e por isso ele é tão importante. Afinal, como você quer que as pessoas conheçam a sua marca?
O jornalismo de marca tem uma “pegada” emocional, por tentar estabelecer uma relação entre dois lados.
É uma estratégia que, nos diferentes formatos, tenta sensibilizar o público em relação às histórias da empresa, produtos e serviços. Muitas vezes, para fazer isso, o jornalismo de marca também utiliza técnicas de storytelling.
Essas estratégias fortalecem a identidade da empresa, além de integrar ainda mais a marca e os consumidores, e, embora ainda não exista nenhuma métrica para medir como as relações emocionais são convertidas em vendas, os profissionais podem se orientar pelos resultados desse tipo de conteúdo.
E quando as histórias divulgadas são bem aceitas pelo público e geram um engajamento legal, dá para saber que o fortalecimento da relação está no caminho certo, não é mesmo?
Por isso, conte histórias, converse e emocione o seu público! Deixe as pessoas conhecerem a sua marca, e tornarem-se amigos fiéis.
Uma boa relação com o público com certeza irá melhorar a imagem da sua marca!
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Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.
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