O funil de vendas faz parte de uma estratégia de marketing e deve andar junto com o inbound marketing para que você possa nutrir um lead de maneira eficaz e efetivar suas vendas.
Sem um funil bem definido, você pode acabar perdendo leads e, consequentemente, clientes. Por isso, nesse post de hoje vamos te explicar:
- O que é o funil de vendas
- As etapas do funil de vendas
- Por que é importante utilizar o funil
Vamos lá?
O funil de vendas também pode ser conhecido como pipeline e é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o seu primeiro contato com a empresa, até a efetivação da compra.
Ele é formado por um conjunto de etapas que formam um processo para conduzir (ou acompanhar) o cliente na sua jornada.
Basicamente, o funil de vendas pode ser dividido em três etapas: topo, meio e fundo.
1. Topo do funil
Essa primeira etapa é conhecida como a etapa da consciência, do aprendizado e da descoberta.
Aqui, a pessoa, na maioria das vezes, não tem muita conhecimento sobre seu problema. Por isso, o principal objetivo das empresas é despertar a consciência e o interesse no lead, fazendo com que ele entenda o que precisa e que sua empresa, seus produtos ou seus serviços são as melhores opções.
Para educá-los, você pode utilizar, inclusive, algumas ferramentas do Inbound Marketing, como e-books.
2. Meio do funil
Nesse momento o lead normalmente já sabe que tem um problema, porém ainda tem algumas dúvidas sobre como resolvê-lo.
Uma das suas considerações é a compra de um produto ou serviço (que pode ser o seu). Então, o seu objetivo aqui deve ser fazê-lo entender qual a melhor opção.
Mas lembre-se: você deve ser sincero e saber se a sua solução realmente vai ajudar o seu lead, certo?
3. Fundo do funil
Nessa etapa já estamos lidando com leads que passaram por toda jornada de compra e do funil de vendas e, portanto, são leads mais qualificados.
Nesse momento, seu lead já conhece sua empresa, seus serviços e sabe exatamente como você pode ajudá-lo.
Por isso, nessa etapa ele também já está pronto para receber o contato do time de vendas ;).
Acompanhar os clientes com estratégias como o Inbound Marketing é importante. Mas além disso, você precisa descobrir os reais motivos que levaram os leads a optarem pela venda ou não.
É então, unindo as estratégias de marketing que já citamos aqui no blog algumas vezes e um funil de vendas bem construído, que você consegue diversos benefícios para o seu negócio, como:
- Previsibilidade dos resultados;
- Maior aproveitamento de oportunidades;
- Otimização de tempo;
- E muito mais!
Então, comece agora mesmo a construir um funil de vendas para sua empresa.
E se precisar de uma ajuda, pode clicar aqui e falar com um de nossos especialistas ;)
Benetton Comunicação
Por: Gabriele Fernandez
Fotos/Crédito: Envato
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