Você com certeza já deve ter vivido uma situação parecida como essa que vamos descrever neste artigo!
Imagine a cena: o seu telefone toca, em plena segunda-feira, às 10h30, você está no meio de um processo do trabalho, no impulso atende a ligação acreditando ser algo importante, afinal, quem te ligaria agora?!
Do outro lado da linha, você escuta uma voz:
– Alô! Senhora Fernanda? Aqui quem fala é a Empresa X. Oferecemos soluções para manutenção e aquisição de impressoras e multifuncionais, a senhora teria 1 minutinho para conversar?
Até você entender o que está acontecendo, seu foco no trabalho já acabou. Sua empresa até pode ter interesse na locação de impressoras, só que você não conhece numa Empresa X e nunca ouviu falar em tal marca, nunca pesquisou, nem recebeu algum material sobre eles previamente.
Ou seja, você não demonstrou interesse em conhecer suas soluções:
– Oi, não tenho interesse! E, na verdade, estou muito satisfeito com meu fornecedor atual! Obrigada, tchau.
É isso o que acontece quando você tem uma empresa, - seja ela de qualquer segmento -, e resolve comprar leads. Eles não são qualificados!
O seu contato com esse lead será na maioria das vezes não solicitado.
Neste artigo, você vai entender a diferença entre gerar leads qualificados e comprar leads. Boa leitura! ;)
Comprar leads ou gerar leads?
A geração de leads é uma das etapas do processo do funil de vendas. E para gerar esses leads, uma das formas mais efetivas é usar o marketing de conteúdo, como uma estratégia de relacionamento com o seu consumidor.
Quando você nutre esses leads com conteúdos poderosos que agregam valor à experiência do cliente com a marca, você desperta o interesse do consumidor.
O marketing de conteúdo anda lado a lado com o inbound marketing, que nada mais do que uma estratégia focada em vendas.
Em primeiro lugar, você precisa atrair o seu lead, e fazer com que ele conheça sua marca. Só assim, ele estará pronto para a segunda etapa do processo, que é a conversão.
Aqui, ele será convertido através de um conteúdo que agregue valor à sua experiência, e em troca ele poderá deixar seus dados, de maneira livre e consentida, ou seja, por vontade própria.
Logo após, temos o processo de relacionamento com o lead. Nesta etapa, seu principal objetivo é fazer com que o lead perceba que tem uma necessidade genuína e que você é a melhor solução para ele!
Resumindo todas essas etapas do inbound marketing temos:
1º Atrair - etapa da consciência, do aprendizado e da descoberta sobre sua marca.
2º Converter - uma vez que seu possível cliente visita seu blog, site ou rede social, você precisa convertê-lo. E para isso você pode utilizar a ferramenta da landing page, por exemplo.
3º Relacionar - seu lead já conhece sua empresa, seus serviços e sabe exatamente como você pode ajudá-lo.
Tudo isso que citamos acima não acontece quando você compra leads. Seu lead não estará preparado para receber o contato ou ligação de um vendedor. Muitas vezes ele não conhecerá sua empresa, nem estará interessado no que você tem a oferecer.
Como funciona a compra de leads?
O processo de compra de leads é simples. Porém, nem um pouco eficaz. Algumas empresas que vendem leads permitem que você defina alguns parâmetros, como:
Ao definir esses parâmetros, você tem a disposição a compra de pacotes fechados para determinadas quantidades de leads. Simples assim!
Não existe estratégia, nem estudo sobre seu público-alvo, tão pouco é feita a construção da persona para a sua empresa. Esses contatos não são nutridos com conteúdo relevante. Os leads estão crus.
Vamos comparar para entender de uma vez porque a compra de leads é sinônimo de prejuízo para sua empresa?
Gerar leads x comprar leads
Exclusividade:
Na compra de leads isso não existe. Afinal, seu concorrente pode ter comprado exatamente os mesmos leads que você.
Nesse caso, a geração de leads é muito mais vantajosa e assertiva.
Qualificação:
Comprar leads qualificados é bem difícil. Como uma empresa que fornece uma lista de leads pode garantir que eles têm orçamento suficiente para pagar por sua solução?
Assim, não podemos dizer que são leads realmente qualificados como os conseguidos por quem faz a geração interna de leads.
Velocidade:
A compra de leads é muito mais rápida. Mas do que adianta velocidade sem qualidade, não é mesmo? Seus contatos serão frios.
A aquisição de leads através de estratégias de marketing deve ser construída a longo prazo, quando bem trabalhadas, o retorno é muito melhor.
Custo:
Aqui vai depender muito de quanto a empresa que fornece leads cobra.
A tendência é que a geração de leads seja mais cara. No entanto, verifique o custo benefício, antes de tomar uma decisão.
Timing:
Na compra, você não tem como saber se o seu lead está pronto para receber sua ligação.
Quando se usa adequadamente todo processo de geração, qualificação e nutrição de leads, sempre o timing do contato será melhor.
Elimine os velhos hábitos!
Se você é uma empresa que está acostumada a comprar leads, chegou a hora de você rever suas estratégias de inbound marketing.
Por exemplo, se você mantém a prática de comprar listas de e-mails com contatos, fique sabendo que isso passará ser ilegal com a nova LGPD!
Afinal, ao vender este tipo de mailing, você não está pedindo autorização da lista de contatos, que não autorizaram que seus dados sejam utilizados para todos os meios.
Se você quiser ficar por dentro de Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, e como ela pode impactar sua estratégia de marketing, clique aqui!
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Por: Jacqueline Fernandes
Fotos/Crédito: Envato
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