postagem de 22 de Fevereiro de 2021

Produção de conteúdo digital: a estratégia de resultados!

Produção de conteúdo digital: a estratégia de resultados!
Entenda a importância, principais ferramentas e estratégias para produzir o conteúdo certo para sua empresa

A produção de conteúdo é o desenvolvimento de materiais para levar informações relevantes a um público pré-determinado.

E-books, vídeos, podcasts, posts em redes sociais, artigos em blogs, todos são canais e materiais que podem potencializar ações de uma estratégia de comunicação.

Além de ser uma das principais estratégias utilizadas no inbound marketing, a produção de conteúdo colabora com a geração de leads e o engajamento.

A Content Marketing Institute divulgou que 77% de todos os usuários da internet consomem conteúdos de blogs, e 61% deles compraram um produto e/ou serviço porque viram sobre ele em uma postagem de blog.

Entendeu o peso da produção de conteúdo no meio digital? É por isso que neste artigo você vai compreender os benefícios que a produção de conteúdo pode trazer para suas vendas, além de algumas dicas simples para produzir o que o seu público quer consumir.

Boa leitura!

O que é a produção de conteúdo digital?

Vamos começar pelo princípio, explicando como funciona esse processo!

Para produzir um conteúdo digital estratégico e que traga resultados, é preciso contar com um planejamento detalhado com público-alvo, metas e, se possível, prazos.

Alguns pontos que precisam ser considerados:

Alinhamento: o conteúdo desenvolvido precisa estar alinhado com o público definido, além dos objetivos e prazos. Além disso, o alinhamento entre todos os envolvidos no planejamento é extremamente necessário, para que todos saibam para que lado estão “remando” e evitar problemas pela falta de informações;

Pesquisa: com o público-alvo definido, é preciso realizar um estudo para compreender quais são os principais CTAs (call to action, chamadas que farão com que o usuário realize uma compra) que chamarão a atenção deste público;

Acompanhamento de resultados: para que o conteúdo continue sendo efetivo, é preciso acompanhar o que está funcionando ou não. Determinado conteúdo não trouxe resultado? É preciso entender o motivo para, então, procurar uma solução. Testes A/B são sempre ótimas opções!

Benefícios que a produção de conteúdo digital traz à sua marca

Agora que compreendemos do que se trata a produção de conteúdo digital, algumas dúvidas ainda podem estar rondando pela sua mente, como: mas por que ela é tão importante?

Diversos pontos nos ajudam a provar que a produção de conteúdo digital é importante, mas principalmente no momento em que estamos vivendo, a identificação do consumidor com marcas pode ser o principal.

Cada vez mais, usuários e consumidores querem consumir produtos/serviços de empresas e marcas que estejam, de fato, preocupadas em se comunicar com eles de maneira objetiva e clara. Seu consumidor precisa sentir que aquele podcast, por exemplo, foi desenvolvido para ele! Para sanar suas dúvidas, suas dores e para se aproximar dele.

IMPORTANTE: só produza conteúdos que são genuinamente preocupados com o seu consumidor, e não por oportunismo, combinado? Ninguém gosta de oportunistas. ;)

Quando o usuário identifica a empresa/marca como uma amiga, ele passa a confiar em sua palavra, seus serviços, sua discurso e, consequentemente, aumenta a chance de uma conversão.

Em palavras claras, a produção de conteúdo é a geração de materiais relevantes ao seu público, para fortalecer esse relacionamento e trazer a grandiosidade dos serviços ou produtos oferecidos.

Alguns benefícios que a produção de conteúdo digital pode trazer ao seu negócio:

Visibilidade no meio digital

Visibilidade não é um problema que afeta apenas marcas e empresas que estão começando agora. Até as que já tem mais tempo de história podem sofrer com isso.

Esse é um problema que acontece pelo fato de que muitas empresas, quando surgem no mercado, sofrem um crescimento precoce, gerando uma comunidade de consumidores e acaba estagnada nisso.

Portanto, é importante que, mesmo com uma boa base de consumidores, empresas continuem investindo em estratégias para alcançar novos potenciais clientes.

A produção de conteúdo digital pode ser a mais rápida e eficiente, afinal, estará produzindo o conteúdo que é do interesse do usuário.

Sua empresa oferece um serviço? Faça um vídeo falando sobre os benefícios. Oferece um produto? Que tal um carrossel nas redes sociais com depoimentos de quem já consumiu e gostou?

Redução de custos

A produção de conteúdo é uma estratégia relativamente mais em conta do que outras, como anúncios em redes sociais, por exemplo.

Mas não se esqueça: um planejamento estratégico é extremamente necessário para a produção de um conteúdo com foco no público-alvo!

Dica da Benetton!

Para produzir conteúdos relevantes para o seu público, contar com um profissional na área é imprescindível. O uso correto das palavras, gramática, além da leveza nos conteúdos, de acordo com quem estamos falando, são imprescindíveis.

Existem 3 opções:

Contar com uma empresa especializada que ofereça estes conteúdos;

Unir o profissional interno com a empresa especializada, assim é possível aproximar a expertise do profissional, com as técnicas da empresa!


  • Contar com um profissional interno para o desenvolvimento;

E aí, gostou do conteúdo?

A Benetton conta com uma equipe especialista na produção de conteúdo digital, além de profissionais de planejamento e marketing digital altamente qualificados para pensar no melhor para sua empresa e aumentar suas vendas. Vamos marcar um café e descobrir como podemos te ajudar?

Benetton Comunicação

Por: Laís Amorim

Fotos/Crédito: Envato

O material poderá ser reproduzido desde que citado fonte


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