postagem de 24 de Junho de 2021

Cannes Lions 2021: prêmios e tendências movimentam a comunicação brasileira

Cannes Lions 2021: prêmios e tendências movimentam a comunicação brasileira
O Brasil é prestigiado com diversos troféus para empresas que realizaram campanhas criativas

O mundo da comunicação está animado desde segunda-feira (21/06), quando iniciou o maior evento de criatividade na comunicação, o Cannes Lions.

Fundado em 1954, o festival acontece todo mês de junho em Cannes, França, sendo o único ponto de encontro verdadeiramente global para anunciantes, publicitários e profissionais de comunicação.

Neste ano, mais uma vez, o festival está acontecendo de maneira online, mesmo assim, tem muitas novidades rolando.

Quer ficar por dentro do que aconteceu até agora? Vem com a gente!

Como funciona o festival?

O que esperar de um evento de criatividade que reúne delegados de 95 países e conta com exibições, mostras e palestras do mundo todo? Muita coisa boa!

Portanto, o Cannes Lions é imperdível para qualquer pessoa envolvida na comunicação da marca. Com os mais prestigiados prêmios anuais internacionais de publicidade e comunicações, mais de 30.000 trabalhos de todo o mundo são inscritos, exibidos e julgados no festival.

As empresas vencedoras recebem o cobiçado troféu Lion, uma referência mundial de excelência criativa, nas categorias Reach, Communication, Craft, Experience, Innovation, Impact, Good e Health & Entertainment.

Além disso, é um ótimo evento para fazer networking!

O que aconteceu no Cannes Lions até agora?

No segundo dia da edição virtual do Cannes Lions o Brasil já havia contabilizado 31 troféus: 5 de ouro, 10 de prata e 16 de bronze.

O mercado publicitário brasileiro ganhou três Leões em Entertainment no Cannes Lions este ano. “Black Santa”, da WMcCann para Coca-Cola, em parceria com a Globo, recebeu Ouro.

A AKQA SP levou Prata com “The Dance Awakening” para Nike, e a BETC Havas SP Leão de Bronze com o videoclipe de “HerShe 2021”.

O país tinha cinco peças finalistas na competição, de um total de 48 inscrições.

O festival distribuiu 36 Leões na categoria, sendo dois Grand Prix. O primeiro ficou com “In Love we trust”, da dentsumcgarrybowen, de Taiwan, para Sinyi Realty, e o segundo foi para “Swipe Night”, da 72andSunny, de Los Angeles, para Tinder.

Confira os Leões brasileiros de Entertainment:

Prêmios brasileiros que chamaram atenção

O Brasil continuou se destacando no GP de Entertainment do Cannes Lions 2021 – e em dobro. A campanha “Feed Parade”, criada pela GUT, foi uma das duas ações escolhidas para receber o prêmio máximo da categoria de Entertainment For Music, dedicada aos projetos que envolvem a música de alguma forma. Enquanto isso, “Salla 2032”, criada pela agência Africa, acabou sendo uma das escolhidas para receber o GP de Entertainment For Sport.

Feed Parade

Essa ideia incrível foi lançada pelo Mercado Livre no ano passado, quando a parada LGBT de São Paulo foi cancelada em consequência da pandemia. Isso resultou na grade do feed do Instagram composta por uma foto aérea da Avenida Paulista (SP), em que as pessoas podiam se marcar, como se estivessem presentes lá no mês do orgulho LGBTQIA+.

Salla 2032

A campanha criada pela agência Africa foi feita para a House of Lapland e envolve a promoção fictícia da cidade de Salla, localizada na região mais gelada da Finlândia, para os Jogos Olímpicos de 2032.

YouTube apresenta relatório de tendências no Cannes Lions

Um evento tão inovador como esse não poderia deixar de ter novidades, não é mesmo?

E o YouTube marcou presença compartilhando com a audiência um relatório de tendências que destaca a audição de podcasts em sua plataforma.

O documento, que é composto por uma análise do conteúdo e perfil de consumo no YouTube entre março de 2020 e março de 2021 e uma pesquisa com usuários da plataforma em 18 países, incluindo o Brasil, traz as principais tendências globais e separadas por região.

De acordo com o mesmo relatório, os podcasts em vídeo tiveram um crescimento considerável: 54% dos brasileiros dizem ter ouvido ou assistido a um podcast nos últimos 12 meses e 69% afirmam ter assistido a vídeos apenas pelo áudio mais frequentemente no último ano.

Essa novidade mostra que investir em podcasts é uma ótima estratégia para as empresas, e nós já falamos sobre esse assunto por aqui antes, dê uma olhada!

O que esperar da final do Cannes Lions?

Até agora o Brasil tem sido prestigiado com importantes troféus, mas ainda temos chances de receber novos prêmios. Qual “Grand Prix” vocês acham que irá enfeitar o cenário da comunicação brasileira?

O Cannes Lions termina amanhã e, independente dos resultados na final, como sempre, o festival não decepcionou, prestigiando as iniciativas mais criativas do mundo e atualizando o público sobre novidades e tendências.

Agora é só cruzar os dedinhos e torcer para que mais iniciativas brasileiras sejam reconhecidas!

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: CreativosBR

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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