postagem de 15 de Março de 2021

Copywriting: o que é a técnica e por que contar com um profissional

Copywriting: o que é a técnica e por que contar com um profissional
Entenda o que é copywriting e como funciona essa técnica publicitária voltada para vendas

Se você está por dentro do universo do marketing digital, é provável que já tenha ouvido falar em copywriting, a estratégia de produção de textos persuasivos com o intuito de gerar vendas e converter o consumidor.

Quer conhecer melhor como funciona essa técnica e como esse profissional pode ajudar o seu negócio? Continue lendo, preparamos tópicos muito interessantes para você!

Como surgiu o copywriting?

De acordo com o blog da Rock Content, a palavra “copy” foi definida pela primeira vez em 1828, e permaneceu entre jornalistas e impressores, que passaram a definir como copywriter o profissional que escreve anúncios, para diferenciar a atividade da redação de notícias.

Mesmo com o tempo, o termo “copywriting”, que remetia a atividade exercida por esses profissionais, não caiu, pelo contrário, o contexto foi alterado, mas a técnica, mesmo adaptada para diversos canais, continua eficiente.

Copywriting está presente em peças publicitárias, roteiros de telemarketing, vídeos, anúncios da internet, cartas de venda e outros, tendo como objetivo principal persuadir o consumidor a comprar.

Como o copywriting funciona?

Sabe quando você fala algo para alguém na hora da raiva e depois se arrepende? Nesse momento é possível enxergar o poder das palavras.

Os copywriters sabem disso há anos, e são especialistas em usar as palavras ao seu favor, através do copywriting.

Essa estratégia está diretamente ligada ao inbound marketing, que visa atrair o público para o seu negócio, compartilhando conteúdos atrativos, que transformem o lead em cliente fiel.

Mas, na hora de utilizá-la, é necessário se atentar a alguns pontos para conseguir atrair o público e persuadi-lo a comprar:

Conhecer o público

O copywriter precisa saber com quem ele vai falar para aplicar o copywriting, para adaptar a linguagem e ideias de acordo com as particularidades das pessoas.

Inspirar o leitor

Sabendo do que o público gosta, esse é o momento de combinar os ideais da marca com os do cliente, mostrar que os produtos e serviços oferecidos combinam com ele e poderão transformar a vida dele.

Persuadi-los para tomarem uma atitude

Nesta etapa os profissionais utilizam todas as artimanhas possíveis das palavras para induzir o consumidor a realizar uma ação, que no final das contas, o levará a comprar.

Meu negócio precisa de um copywriter?

Se você tem dúvidas quanto a eficiência deste profissional e da sua técnica, nós vamos te ajudar. Entenda se o seu negócio está precisando de dar uma “turbinada”, que só a estratégia de copywriting pode oferecer:

Meu negócio não tem visibilidade

Se a sua empresa, mesmo estando nas redes sociais e produzindo conteúdos, ainda não tem visibilidade nem engajamento do público, você precisa do apoio do copywriter para produzir peças mais atrativas, que instiguem as pessoas a interagirem.

Não consigo produzir conteúdo

Principalmente no meio digital, “quem não é visto não é lembrado”, então você precisa aparecer e, mais importante do que isso, compartilhar conteúdos relevantes de acordo com o perfil do seu público. O copywriter é especialista nisso!

Meus conteúdos geram poucas conversões

Se você é um empresário se arriscando na produção de conteúdo sem nenhum conhecimento de marketing, não se cobre tanto, o inbound marketing tem seus segredos, e como já dissemos nesse artigo, o copywriting está diretamente ligado a ele. Então, talvez seja o momento de você parar de tentar fazer tudo sozinho, e apostar em um profissional que conheça todas as estratégias para converter leads através das palavras.

Vantagens em contratar um copywriter

Antes mesmo da internet, esses profissionais já utilizavam as palavras para vender, e mesmo com as transformações da sociedade, suas estratégias continuaram, e foram aperfeiçoadas com o passar dos anos.

Quando você pensa em comprar uma casa, você logo imagina o corretor usando a lábia para te convencer, certo?

Os copywriters fazem o mesmo, mas seus conhecimentos vão além do mercado imobiliário, eles podem vender qualquer coisa, e utilizar as palavras para isso na escrita, no audiovisual ou em qualquer outro lugar.

Eles são especialistas em vendas, e podem proporcionar que sua empresa tenha um aumento significativo no faturamento, com técnicas que nenhum outro profissional tem.

Além disso, um bom texto sempre pode melhorar a imagem da sua empresa, e permite que o negócio ganhe vantagem competitiva no mercado, através da visibilidade positiva.

Time especialista em copywriting

Na Benetton contamos um time de produção de conteúdo e marketing digital, especialistas em copywriting, que tal marcarmos um café e descobrirmos como podemos ajudar você e o seu negócio? Fale conosco!

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato.

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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